quarta-feira, 5 de março de 2014

Matéria: Von Dutch XAVW

Recentemente ao assistir o programa “Caçadores de Relíquias” do canal History, acabei descobrindo que não foi exclusividade de brasileiro a idéia de usar motor VW boxer “a ar” em motocicletas, como nas lendárias motos Amazonas fabricadas no Brasil no final dos anos 70.
 
O programa exibido hoje (15/02/2014) mostrou a criação de um americano chamado Von Dutch, que no final da década de 60 desenvolveu aquilo que seria a primeira motocicleta impulsionada por um motor VW a ar. Estou falando da Von Dutch XAVW.
 
Von Dutch


 
Von Dutch ficou conhecido por personalizar de forma artesanal, carros e motos usando a técnica do pinstripes (pintura em filete de tinta, similar a um risco), embora também fosse mecânico de motocicletas. Com tanta habilidade resolveu, por volta de 1966, a partir do zero, construir uma motocicleta sob encomenda: a raríssima XAVW Von Dutch.
 
Pinstripes

 
Percebendo a suavidade inerente e o baixo centro de gravidade que um motor de quatro cilindros opostos pode oferecer a uma motocicleta deu-se início a construção da sua moto. Enquanto os outros usavam chassis ​​BMW em seus projetos, Von Dutch trabalhou em torno de uma Harley-Davidson XA 1941.
 
A "XA” foi um projeto solicitado a Harley-Davidson, pelo governo dos Estados Unidos, que queria uma motocicleta durável e de baixa manutenção, capaz de atuar nas areias do Norte da África durante a Segunda Guerra Mundial.
 
Von Dutch inicia o processo de fabricação com a substituição do motor. Para adaptação foram feitas algumas mudanças no chassis de forma que comportasse todo conjunto motriz da Volkswagen. A suspensão dianteira na XA é original de duas polegadas alongada da Harley springer, então Von Dutch instalou um garfo hidráulico Guzzi 1951 além do farol, guidom e pára-lama. Completam o design as rodas de 18 polegadas e os silenciadores que parecem ser de uma Triumph.
 



 
As 74 polegadas cúbicas (1200 cc do motor VW) rendem 36 cv, um considerável ganho de potencia em relação às 45 polegadas cúbicas do motor original da XA. Von Dutch ainda poderia facilmente ter envenenado o motor VW, ou mesmo trocado por um motor Porsche.
 

 
A obra-prima não seria completa sem um tratamento gráfico do próprio Von Dutch. O tanque herdado da Honda CB450 foi pintado em dois tons e o restante do conjunto com detalhes em risca de giz vermelho sobre o acabamento em preto.
 




 
Facilmente se vê que não é uma moto de produção, logo de cara nota-se o emblema da VW no tanque. Sem falar em alguns detalhes como a localização do radiador e bateria.
 
Atualmente a Von Dutch XAVW encontra-se em exposição no Museu Nacional de Motos em Anamosa, Iowa.
 



 
 
Fonte: http://www.bikernet.com/pages/VON_DUTCHS_XAVW_MOTORCYCLE.aspx

4 comentários:

  1. As AME 1600 dão de mil em beleza.

    ResponderExcluir
  2. Para uma moto criada nos anos 60, até que não esta muito feia se comparada às rivais, mas gosto é gosto... rs

    ResponderExcluir
  3. se não estou enganado vi uma moto dessa no programa caçadores de religuias que passa na net..
    abs
    Helio Mendonça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente foi lá mesmo que você viu. Eu nunca havia visto algo do tipo, que não fosse as Amazonas, até também ter assistido os Caçadores de Relíquias no History... rsrs

      Excluir