Fusca é paixão sem interesse
algum. Fusca não é econômico. E você sabe que tudo o que investir não lhe trará
outro retorno, se não a satisfação, o orgulho e o amor recíproco.
E o auge disso tudo? Quando
ele deixa de ser apenas um carro, seu meio de locomoção e passa a ser um
companheiro. Você dá nome para ele, fala com ele (como se ele fosse responder).
Você o ouve responder. Você sofre junto quando acontece algo e se preocupa. Se
ele vai embora, é como se um ente querido estivesse partindo. E ficará sempre
aquele vazio. Carro algum ocupará o seu lugar. Porque igual a Fusca não há!
O Fusca transmite a idéia de
que é seu grande amigo, sempre pronto para tudo. Ele não tem uma "cara
agressiva", muito pelo contrário, é simpatia pura! Esta constantemente
"sorrindo" para você.
Portanto citarei aqui alguns
motivos de sobra para se adquirir um Fusca. Este material foi adaptado do texto
original, elaborado por Cleiton Pinheiro em seu blog ManualFusca.
1º - Custo Benefício
É mais barato ter um carro
antigo ou um carro novo, no caso um Fusca. É muito mais em conta, porém com
algumas ressalvas. Não é qualquer Fusca que tem manutenção barata.
2º - Relativa economia.
O Fusca nunca foi o carro
mais econômico do mercado, nem em seu tempo e nem hoje. Pode ser que por algum
momento onde a importação estava proibida ou quando teve a crise do petróleo
mundial, o Fusca tenha sido a melhor opção de carro econômico. Hoje temos
carros novos que com alta tecnologia e injeção eletrônica fazem mágica com o
combustível, mas mesmo assim um fusquinha 1300 bem regulado pode andar bem e
gastar pouco combustível.
3º - O Motor
Ferdinand Porsche assinou o
projeto revolucionário do motor refrigerado a ar (baseado em um motor de avião
desenvolvido por ele), mais confiável, econômico e barato que encarava neve ou
desertos sem problemas.
4º - Velocidade Reduzida
Salvo os casos de
customização e preparação de motores, um fusquinha mantém uma velocidade muito
segura, só não esqueça que passar de 110km/h com um 1300 é tarefa difícil, ainda mais se estiver usando pneus
originais. Isso
pode ser até um fator positivo, pois raramente se vê um Fusca acidentado por
excesso de velocidade.
Um carro 2.0 é ótimo em
subidas ou quando se anda com 5 pessoas a bordo. Um Fusca fará o mesmo percurso
e com os mesmos ocupantes, só que no ritmo dele. Porém uma coisa é certa! Aonde
um carro moderno vai, um Fusca também vai. Mas aonde o Fusca for, pode ser que
outro carro não chegue.
Muitos Fuscas são até muito
potentes, um 1600, por exemplo, é um canhão. Sua tração traseira (hoje
privilégio dos esportivos) já fazia sucesso nas mãos de preparadores e pilotos
amadores, mas com o carinho que você terá pelo carro, dificilmente irá
colocá-lo em situações de risco.
5º - Teste de Namorada e
Amigos
Esse benefício é um tanto
incomum, mas veja bem. Se você for um fusqueiro solteiro provavelmente quando
começar um relacionamento será colocado à prova, piadinhas e insinuações virão
a respeito por parte da sua namorada. Até chegar ao ponto da celebre frase “ou
o Fusca ou eu”! Graças ao Fusca você poderá testar a tolerância dela antes de
se aventurar por um relacionamento mais sério. Por outro lado se sua namorada
gostar muito do Fusca e acabar querendo comprar um só pra ela, case-se
imediatamente! Não a perca para outro fusqueiro.
Quanto aos amigos é o
seguinte, experimente estacionar o Fusca próximo a uma roda de amigos, comece
pelos comentários que farão a respeito do Fusca e termine a amizade com aquele
que se apoiar no capô ou colocar o pé no para-choque.
6º - Manutenção
Totalmente ligado ao item
custo benefício. A dificuldade de manutenção de um Fusca, ou qualquer carro
antigo, está proporcionalmente ligada a sua idade e popularidade.
• Quanto mais antigo: mais
difícil encontrar peças.
• Quanto mais popular: mais
barata a manutenção.
A popularidade do Fusca é
indiscutível, porém muitos foram maltratados com o passar dos anos, então
existe muito mercado para mecânico, mesmo assim o Fusca ainda possui uma
manutenção relativamente barata. Um serviço prestado em um carro novo, mesmo
que simples, pode ser mais caro que um serviço feito num carro de tecnologia
antiga.
A necessidade de
especialização não aparece no currículo do mecânico que vai consertar o Fusca.
Qualquer um sabe fazer um serviço no Fusca. A única ressalva é justamente essa:
qualquer um “sabe” fazer o serviço. Está cada vez mais difícil encontrar quem
tope fazer um serviço no Fusca, ou ainda, um que saiba realmente fazer. Mas de
modo geral, ele tem manutenção barata e qualquer bom mecânico sabe repará-lo.
O Fusca não tem mangueira
para furar nem correia de comando de válvulas para quebrar. Sua suspensão
encarava estradas onde só passava Jipe.
7º - Ser reconhecido
Às vezes não é um beneficio,
mas ter um Fusca bem inteiro, reluzente e que chama atenção facilita ser
reconhecido. Mas cuidado com saídas de motel, sempre tem alguém olhando... rsrs
8º - O DNA
Tem o pedigree Porsche. O
Fusca, foi projetado e lançado em 1938 por Ferdinand Porsche, antes mesmo da
própria Volkswagen existir. Alguns até o chamam, carinhosamente, de Porsche
popular.
9º - Design
O projeto do Fusca durou 50
anos sem grandes modificações. Nenhum outro modelo conseguiu manter suas linhas
originais, sem alteração, por tanto tempo. O desenho do Fusca é tão
inconfundível quanto à garrafa da coca-cola.
10º - Ser a alegria das
crianças
Por mais de uma vez temos
esse prazer. Crianças acenam de dentro do ônibus, das calçadas e até de dentro
do carro zero do papai. “Olha mamãe, um fusquinha!”.
Isso realmente não tem
preço, e se você responder de volta com uma buzinadinha e um aceno a criançada
retribui com um sorriso no rosto.
11º - Se sentir parte da
História
Conhecer várias curiosidades
onde o Fusca esteve envolvido é demais. Se quiser ir mais fundo vai acabar
querendo saber mais do ano de fabricação do seu Fusca, e um dia você vai se ver
folheando revistas de época e escutando musicas antigas. Como conhecimento
nunca é demais, você perceberá que aprender sobre o passado é muito bom, nos
trazendo uma grande nostalgia.
12º - Fazer Amigos
Sem dúvida o melhor de todos
os motivos para se ter um Fusca. Se você não gosta de fazer amigos não compre
um Fusca, ande de carro zero com película nos vidros. Não tem como explicar
isso, apenas tendo um Fusca para saber. Posso enumerar dezenas de ocasiões onde
acabei criando amigos e que sem o Fusca não seria possível.
Todo santo dia que você usar
seu Fusca terá a oportunidade de fazer novos amigos, bater um bom papo, ajudar
ou ser ajudado por alguém. Basta está aberto a novas amizades.
• Pode ser do sujeito que
vem querendo comprar seu carro;
• Pode ser da senhora que
diz ter possuído um igual há 20 anos;
• Pode ser do senhor que
você nunca viu na vida, mas que te pega pelo braço para mostrar o Fusca dele;
• Pode vir do fusqueiro
enrascado, parado no acostamento, que você parou para ajudar;
• Pode ser também daquele
que parou, um dia, para te ajudar;
• Pode ser até daquele
parente distante que ficou próximo, pois também tem um Fusca;
• E pode ser daquele
sujeito, do outro lado do país, que você conheceu pela internet, e tem um Fusca
igual ao seu, com uma peça sobrando e faz questão de lhe enviar por você
precisar muito dela.
Enfim, a meu ver, fazer amigos é o maior motivo para se ter um Fusca, seja ele original, mexido, zero bala ou caindo aos pedaços, Fusca é ímã de amigos.
Enfim, a meu ver, fazer amigos é o maior motivo para se ter um Fusca, seja ele original, mexido, zero bala ou caindo aos pedaços, Fusca é ímã de amigos.
Fonte: Internet e Manual
Fusca (com adaptações).
Tenho andado com vontade de comprar um e encontrei seu blog, com esses motivos todos, fui convencida!
ResponderExcluirRealmente, é muito comum ouvirmos comentários jocosos em relação a ter um fusca, mas aqueles amigos de verdade, dão apoio e andam junto.
Gostei muito do blog!!
Valeu Isabel, que bom que tenha gostado do blog. Torço para que encontre um bom Fusca (vai aqui uma dica: os mais bem conservados costumam estar em cidades do interior). Só não tenha pressa, procure com muita calma e se possível leve alguém entendido de Fusca quando for ver o carro... Não ligue para os que falam mal dele, pois sempre tem aqueles que por algum motivo não tiveram sorte... agora uma coisa é certa, depois que comprá-lo você verá como esse carismático carrinho é um imã para fazer amigos.
ResponderExcluirPois é Célio, tenho procurado alguns...
ResponderExcluirEu queria um verdinho, mas nas cores mais comuns, já é complicado de encontrar em bom estado, nas outras então...
Isabel, não se prenda quanto à cor neste momento, apenas trate de encontrar um carrinho muito bem conservado em termos de lata (principalmente assoalho) que é o caro. Por exemplo, quando um assoalho fica comprometido, geralmente as caixas de ar e pés de coluna também estão, e essa troca costuma ser cara, aliás, trabalho de lanternagem* num fusca costuma ser mais caro do que a mecânica, por isso todo cuidado em encontrar um com a lataria boa, principalmente em cidades litorâneas (maresia).
ResponderExcluirAgora, depois que encontrar seu Fusca, aí sim, você poderá pintá-lo no tom de verde de sua preferência, desde que depois altere a cor no documento do carro.
* Lanternagem - correção ou reparo feito em objetos constituídos de lataria ou chapas metálicas, seja por amassamento, corrosão, ferrugem e etc.
Boa tarde, Célio! Parabéns pelo Blog! Vou comprar um fusca esse ano. Meu pai tem um 74 azul, morre de ciúmes do fusquinha. kkkkkk Quero fazer uma longa viagem ,até 2015, de fusca mesmo. Abraço
ResponderExcluirValeu Helder! Quanto à compra do seu Fusca, fique esperto com as “ofertas” que aparecem. Eu, mesmo depois de muita literatura sobre “como comprar um Fusca” e muitas sondadas em vários carros antes de comprar o Kinha, eu acabei caindo numa armadilha, ou seja, um carro que precisou trocar muita coisa até ficar bom. Hoje ele está filé e assim como o teu pai, também tenho muito ciúme dele.
ResponderExcluirSobre sua pretensão de fazer uma viagem, vou lhe dar uma sugestão. Primeiro procure fazer pequenos trajetos, passeios de final de semana, aumentando o percurso aos poucos até estar acostumado e confiante no carrinho. Depois é só separar os equipamentos (câmera, filmadora, GPS e etc...), preparar a trilha sonora e cair na estrada... de preferência bem acompanhado... rsrs
Abç
Olá Célio! Tudo bem? Meu nome é Guilherme, faz anos que sonho em ter meu fusquinha, sou apaixonado pelo Besourinho e toda vez que vejo um nas ruas de Curitiba meus olhos brilham e os sonhos voltam a "atormentar" a cabeça. Já havia lido esse post, como você mesmo comentou, e adorei suas adições, muito esclarecedoras. Porém ainda tenho algumas dúvidas, pois como você mesmo falou, algumas pessoas acabaram não tendo sorte e falam mal do carrinho. Meu irmão teve um e adorou, ano 69 um verde bem clarinho, LINDO!
ResponderExcluirBom, minhas dúvidas ficam nas seguintes questões: não possuo carro nenhum, seria muita burrisse da minha parte comprar um Fusca para o dia a dia? Ir ao trabalho, faculdade, passeios, etc.
Encontrei um laranja meio amarelado, pintura tinindo, aparentando lataria muito boa, ano 77, motor 1300, todo original, na faixa de 9.800,00, calotinhas e tudo mais, bem lindo. Porém tenho medo de investir esse valor e o carro começar a dar dor de cabeça, principalmente quando quero utilizá-lo diariamente.
O que posso fazer para ter essa certeza e como posso examinar das melhores formas?
Desde já agradeço! Grande abraço!
Olá Guilherme, desculpe a demora em responder sua postagem... rsrs
ExcluirBom, Uma coisa é vc precisar de um meio de transporte para atender-lhe no uso diário (trabalho, faculdade, passeios, etc), a outra é a realização de um sonho. Na boa, eu não aconselharia comprar um Fusca para rodar no dia-a-dia. Acho que com esse capital vc poderia comprar outro carro e “adiar” um pouco a compra do sonhado fusquinha, até pq vc sempre terá algo para fazer, pode ser que não seja de imediato, mas sempre aparece uma coisinha aqui, outra ali e por aí vai. Mas se esta determinado em comprar o besouro, vc não se arrependerá.
Vou dar minha opinião ok? Bom, o kinha é meu segundo carro, só uso para sair aos encontros ou passeios, no dia-a-dia uso o outro carro que é segurado. Ter dois automóveis é a postura da maioria dos que freqüentam o “Amigos do Volks”, aqui da cidade onde moro, mas tem muita gente que tem apenas ele e o usa diariamente.
Bom, meu fusquinha já passou pela fase da reforma e só agora, dois anos depois, que estou começando a investir um pouco na estética, na verdade nem queria fazer isso, pois acho o modelo “original” mais bonito, além de não chamar atenção da bandidagem (minha preocupação maior).
Pelo que leio, outra preocupação da maioria dos donos de Fusca que fazem uso diário de seus carros é com garagem (trabalho e casa). Imagina você investir no seu carro, mas ter que deixá-lo na rua?
Mas é isso Guilherme, qualquer coisa fique à vontade para mais perguntas.
Oi
ResponderExcluirAdorei as informações. Eu comprei um fusquinha 72, 1300 e estou reformando ele de dentro para fora, já gastei 6 mil só em peças novas e ele ainda da problemas e eu continua gastando. Uso ele bastante, viajo também. É normal, ele nunca vai ficar 100%, só para fazer manutenção anualmente 2x pq ando muito? Estou desanimada. Obrigada
Glauciene, dependendo do estado (lataria e mecânica) em que comprou seu carro, você ira gastar mesmo. Assim que comprei meu carro, gastei 13 mil entre peças, mão de obra e tapeçaria, ainda bem que a mecânica estava boa. Hoje é difícil deixar nossas máquinas (Fuscas) 100%, mas creio que uns 95% dá para conseguir. O problema é encontrar profissionais que queiram mexer e que conheçam a mecânica do Fusca. Aqui no Espírito Santo é preciso garimpar muito para achar um bom mecânico, mas não desanima.
ResponderExcluirBom texto, o fusca é o carro que todos deveriam ter, tenho um 1996, ano do meu nascimento, meu primeiro carro e não troco por nenhum, tive a sorte de achar o carrinho muito cativado por um senhor, único dono, já está comigo há 1 ano e já viajei mais de mil km nele e o máximo que deu de problema foi esquentar a bobina, coisa rápida. Recomendo para todo mundo o fusca. Além de carismático é humilde. Querido por todos
ResponderExcluirDisse tudo meu amigo. Fusca é simplicidade pura!
ExcluirBom texto, o fusca é o carro que todos deveriam ter, tenho um 1996, ano do meu nascimento, meu primeiro carro e não troco por nenhum, tive a sorte de achar o carrinho muito cativado por um senhor, único dono, já está comigo há 1 ano e já viajei mais de mil km nele e o máximo que deu de problema foi esquentar a bobina, coisa rápida. Recomendo para todo mundo o fusca. Além de carismático é humilde. Querido por todos
ResponderExcluirBom dia Célio.Gostei muito do blog,parabéns.Gostaria de uma opinião tua,moro numa cidade pequena com pouco transito onde se pode andar a 40/50km/h sem ser incomodado,aí te pergunto:terei dor de cabeça com fusca para rodar no dia a dia,sendo que para estrada viagens curtas (máx.200km).
ResponderExcluirObrigado pela atenção.
Abraço Gilson
Bom dia Andygil, não entendi muito bem sua pergunta. Você quer saber se haverá problemas em circular por rodovias (máx. 200 km) a 40/50 km/h? Bom, se for isso, o Art. 62 do CTB estipula como velocidade mínima de circulação, como sendo a metade da máxima permitida, ou seja, se a velocidade máxima de uma via for 100 km/h, o condutor não poderá transitar a menos de 50 km/h. Espero que tenha ajudado. Abç
ResponderExcluirOla Célio, tenho um 1971 que comprei o ano passado, 2015, ja tive mercedes, vectra, carroz zero e nunca tive o prazer que estou tendo com o carrinho, como voce disse, não há um dia que um motoqueiro nao de joinha no transito, que um senhor ou senhora em outro carro novo emparelhe e de parabens, enfim, é um imã de amigos, sem falar dos inúmeros clubes espalhados pelo pais, muito bom seu blog, adoraria poder combinar viagens com outros fusqueiros, quem sabe não pode colocar um link para isso, fica a dica...
ResponderExcluirQue bom que esteja vivenciando tudo isso. Realmente o Fusca tem essa incrível capacidade de atrair coisas boas. Quanto aos passeios/viagens, o melhor é fazer parte de um grupo ou clube. Digo isso pq foi por meio deles (no meu caso) que passei a pegar estrada, antes as coisas se resumiam em simples passeios solitários. Abç
ExcluirLegal demais!!!!
ResponderExcluirCompramos um fuscao 1600 vermelho. Lindao! Adorei!!!! Tudo bem que ele só anda ate 80km/h. É o nosso Herby... Depois que der um trato enviamos fotos. Ele é 84 do interior.
ResponderExcluirOlá,vou comprar meu primeiro carrinho em agosto. E meu sonho é um Fusca azul, mas queria umas dicas, meu pai disse que queria me dar um com o motor 1600 mas que era pra eu escolher o ano. Qual ano é o melhor?(me ajudaaa)
ResponderExcluirMe de dicas de tudoooo,é um sonho que está quase realizado(estou no processo de tirar a carteira) kk mas não quero me arrepender, por isso preciso de dicas. Do que olhar na hora, do que procurar... Tudo
ResponderExcluirLuiza, bom dia! O ano do carro vai depender das comodidades que vc procura. Por exemplo, Fuscas da década de 60 são mais requintados nos detalhes, porém os do final da década de 70 e início dos anos 80, embora sem o mesmo "luxo", são mais seguros. Tenho um 1300 L 1977, que está em ótimo estado de conservação, e embora não tenha os volantes de marfim e grande variedade de componentes cromados, como os mais antigos, tem direção de segurança (que se parte em caso de acidente, poupando o motorista), duplo circuito de freios, trilhos dos bancos e chassis reforçados, faróis de lenta reta (iluminam melhor), bitola traseira mais larga, com barra compensadora (maior estabilidade) e limpador de para brisas com duas velocidades, por exemplo. São itens que, no dia a dia, fazem grande diferença. Particularmente, embora ache lindos os fusquinhas "das antigas", não compraria nenhum anterior a 1974, haja vista o uso frequente que faço do carro, principalmente em viagens.
ExcluirDicas pra comprar são muitas, aqui nesse blog você certamente achará, eu tenho salvo em arquivo textos que tratam do assunto. Se tiver interesse, solicita pelo e-mail aftaveira@yahoo.com.br que lhe envio.
Muito esclarecedora a postagem do amigo Artur Felipe.
ExcluirEmbora ache mais charmoso os modelos dos anos 60, eu escolhi o meu, 1985, pelo fato de já vir com acesso para abastecimento por fora do carro (mais cômodo), freios a disco nas rodas dianteiras, cintos dianteiros retráteis e motor Tork. Esses quatro itens foram decisivos na escolha.