Recentemente
ao assistir o programa “Caçadores de Relíquias” do canal History, acabei descobrindo
que não foi exclusividade de brasileiro a idéia de usar motor VW boxer “a ar” em motocicletas,
como nas lendárias motos Amazonas fabricadas no Brasil no final dos anos 70.
O
programa exibido hoje (15/02/2014) mostrou a criação de um americano chamado
Von Dutch, que no final da década de 60 desenvolveu aquilo que seria a primeira
motocicleta impulsionada por um motor VW a ar. Estou falando da Von Dutch XAVW.
Von Dutch |
Von
Dutch ficou conhecido por personalizar de forma artesanal, carros e motos
usando a técnica do pinstripes (pintura em filete de tinta, similar a um risco),
embora também fosse mecânico de motocicletas. Com tanta habilidade resolveu,
por volta de 1966, a
partir do zero, construir uma motocicleta sob encomenda: a raríssima XAVW Von
Dutch.
Pinstripes |
Percebendo
a suavidade inerente e o baixo centro de gravidade que um motor de quatro
cilindros opostos pode oferecer a uma motocicleta deu-se início a construção da
sua moto. Enquanto os outros usavam chassis BMW em seus projetos, Von Dutch
trabalhou em torno de uma Harley-Davidson XA 1941.
A
"XA” foi um projeto solicitado a Harley-Davidson, pelo governo dos Estados
Unidos, que queria uma motocicleta durável e de baixa manutenção, capaz de atuar
nas areias do Norte da África durante a Segunda Guerra Mundial.
Von
Dutch inicia o processo de fabricação com a substituição do motor. Para
adaptação foram feitas algumas mudanças no chassis de forma que comportasse todo
conjunto motriz da Volkswagen. A suspensão dianteira na XA é original de duas
polegadas alongada da Harley springer, então Von Dutch instalou um garfo
hidráulico Guzzi 1951 além do farol, guidom e pára-lama. Completam o design as
rodas de 18 polegadas
e os silenciadores que parecem ser de uma Triumph.
As
74 polegadas
cúbicas (1200 cc do motor VW) rendem 36 cv, um considerável ganho de potencia
em relação às 45
polegadas cúbicas do motor original da XA. Von Dutch ainda
poderia facilmente ter envenenado o motor VW, ou mesmo trocado por um motor
Porsche.
A
obra-prima não seria completa sem um tratamento gráfico do próprio Von Dutch. O
tanque herdado da Honda CB450 foi pintado em dois tons e o restante do conjunto
com detalhes em risca de giz vermelho sobre o acabamento em preto.
Facilmente
se vê que não é uma moto de produção, logo de cara nota-se o emblema da VW no
tanque. Sem falar em alguns detalhes como a localização do radiador e bateria.
Atualmente a Von Dutch XAVW
encontra-se em exposição no Museu Nacional de Motos em Anamosa, Iowa.
Fonte: http://www.bikernet.com/pages/VON_DUTCHS_XAVW_MOTORCYCLE.aspx
As AME 1600 dão de mil em beleza.
ResponderExcluirPara uma moto criada nos anos 60, até que não esta muito feia se comparada às rivais, mas gosto é gosto... rs
ResponderExcluirse não estou enganado vi uma moto dessa no programa caçadores de religuias que passa na net..
ResponderExcluirabs
Helio Mendonça
Provavelmente foi lá mesmo que você viu. Eu nunca havia visto algo do tipo, que não fosse as Amazonas, até também ter assistido os Caçadores de Relíquias no History... rsrs
Excluir