quarta-feira, 5 de março de 2014

Matéria: Cintra 959

O Porsche 959 foi um modelo produzido visando prioritariamente a participação em ralis (competia na classe "B"). Com o objetivo de atender a exigências da FIA, algumas unidades foram posteriormente adaptadas para uso comum. Este modelo participou e venceu (com direito a dobradinha) o Rally Paris-Dakar em 1986, sendo a Porsche a única montadora a vencer todos os tipos de corridas e campeonatos dos quais participou.
 
Porsche 959

 
Em 1988, o designer de automóveis Anísio Campos criou uma escola de projetistas e pediu a seus alunos que promovessem alterações no desenho do Fusca. Um dos adolescentes era André Cintra, de 15 anos, verdadeiro maníaco por Porsche a ponto de manter a foto do modelo 959 na cabeceira da cama. Foi olhando para a foto que ele elaborou a alteração campeã: transformar Fusca em Porsche. Estava nascendo o Cintra 959.
 

 
Durante o curso de desenho de automóveis, André Cintra fez os esboços do Fusca-Porsche, com esquema de montagem. Segundo Anísio Campos declarou na época, "o projeto Cintra é uma proposta ágil por tratar-se de um kit de transformação de carroceria, adaptando a genialidade de Ferdinand Porsche em dois de seus mais conhecidos projetos: o 959 e o tradicional Fusquinha.
 
O projeto é de produção viável, não dependendo de grandes investimentos financeiros". Com as palavras do mestre servindo de incentivo, aos 19 anos André decidiu ir mais além e adquiriu um Fusca 1985 para servir de cobaia. Fez vários experimentos com massa e fibra durante mais de um ano até que os moldes ficassem prontos.
 
O Cintra 959 era feito artesanalmente com os recursos da época. Inicialmente eram retirados os pára-lamas e os capôs do Fusca original. A carroceria era formada por três peças de fibra de vidro coladas sobre a estrutura que restou do Fusca. Detalhes como espelhos retrovisores e faróis eram de carros da época. Já a lanterna traseira eram originais de Porsche 911, enquanto as rodas eram réplicas das usadas nos Porsches. O interior recebia apenas bancos Recaro de couro. De sua “fábrica” saíram três unidades, todas com motor 1.8 Turbo.
 


 
 
 

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