O
Porsche 959 foi um modelo produzido visando prioritariamente a participação em
ralis (competia na classe "B"). Com o objetivo de atender a
exigências da FIA, algumas unidades foram posteriormente adaptadas para uso
comum. Este modelo participou e venceu (com direito a dobradinha) o Rally
Paris-Dakar em 1986, sendo a Porsche a única montadora a vencer todos os tipos
de corridas e campeonatos dos quais participou.
Em
1988, o designer de automóveis Anísio Campos criou uma escola de projetistas e
pediu a seus alunos que promovessem alterações no desenho do Fusca. Um dos
adolescentes era André Cintra, de 15 anos, verdadeiro maníaco por Porsche a
ponto de manter a foto do modelo 959 na cabeceira da cama. Foi olhando para a
foto que ele elaborou a alteração campeã: transformar Fusca em Porsche. Estava
nascendo o Cintra 959.
Durante
o curso de desenho de automóveis, André Cintra fez os esboços do Fusca-Porsche,
com esquema de montagem. Segundo Anísio Campos declarou na época, "o
projeto Cintra é uma proposta ágil por tratar-se de um kit de transformação de
carroceria, adaptando a genialidade de Ferdinand Porsche em dois de seus mais
conhecidos projetos: o 959 e o tradicional Fusquinha.
O
projeto é de produção viável, não dependendo de grandes investimentos
financeiros". Com as palavras do mestre servindo de incentivo, aos 19 anos
André decidiu ir mais além e adquiriu um Fusca 1985 para servir de cobaia. Fez
vários experimentos com massa e fibra durante mais de um ano até que os moldes
ficassem prontos.
O
Cintra 959 era feito artesanalmente com os recursos da época. Inicialmente eram
retirados os pára-lamas e os capôs do Fusca original. A carroceria era formada
por três peças de fibra de vidro coladas sobre a estrutura que restou do Fusca.
Detalhes como espelhos retrovisores e faróis eram de carros da época. Já a
lanterna traseira eram originais de Porsche 911, enquanto as rodas eram
réplicas das usadas nos Porsches. O interior recebia apenas bancos Recaro de
couro. De sua “fábrica” saíram três unidades, todas com motor 1.8 Turbo.
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