Para fazer a troca do óleo, o carro deve estar com o motor
quente, mais precisamente a caixa de transmissão quente, assim o óleo fica
menos viscoso e as partículas de sujeira que estavam decantadas ficam em
suspensão no óleo.
Recomendações:
- Sempre usar luvas, óculos de proteção;
- Ao fazer serviços embaixo do carro, certifique-se de o
veículo estar apoiado em cavaletes apropriados e com freio de mão puxado;
- A troca do óleo de caixa (assim como óleo do motor) deve
ser feito com veículo em piso plano;
- Descarte o óleo velho em local apropriado, os postos de
combustível normalmente recolhem tais resíduos.
1ª fase - Com uma chave allen 17 mm ou soquete allen 17, remove-se
o dreno do óleo, vai sair bastante óleo.
O mesmo localiza-se embaixo do carro.
O bujão possui uma peça imantada para aderir partículas de
aço que se desprenderam das engrenagens.
Remova o bujão de abastecimento (na foto o mesmo já foi
removido e instalado a mangueira para abastecer a caixa).
2ª fase - Deixe o óleo escoar, se possível
por algumas horas, após o óleo parar de pingar, instale novamente o bujão do
dreno (que fica embaixo da caixa).
Use um óleo SAE 90 API GL 5 (Não GL 4!!), não precisa ser
essa marca... Vão 2,5
litros na transmissão do Fusca.
3ª fase - Improvise um funil para despejar
o óleo, tem que ter paciência, pois o óleo é muito viscoso e demora a descer.
Quando o óleo começar a vazar pelo bujão de abastecimento, a
caixa já estará completa (o nível é o próprio bujão).
O óleo velho. |
A VW não faz recomendação quanto a troca periódica do óleo
da caixa, no entanto é bom trocar uma vez na vida, pois o antigo dono pode ter
usado algum óleo inadequado ou o mesmo pode ter se contaminado ao longo dos
anos.
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