Antes de pegar a estrada, todo “bom fusqueiro” anda
sempre preparado com um Kit de Sobrevivência (ferramentas, peças e etc.) dentro
do carro para evitar que a sua viagem acabe sendo um fiasco. Pensando nisso
resolvi elaborar dois Kits. Um de forma atender o fusqueiro mais precavido (leva
tantas peças que dá para montar um outro Fusca) e um
outro ao menos.
Dependendo do tamanho da viagem, mesmo
que não vá disputar nenhum Paris-Dakar, um kit desses pode ficar guardado em
casa sendo usado apenas quando for cair na estrada. Caso não caiba no
porta-malas do Fusca, ou no chiqueirinho, lembre-se que tem ainda aquele espaço
embaixo do banco traseiro, do lado esquerdo, onde também cabe bastante coisa.
Então vamos lá:
Kit
Básico
Ferramentas:
- Chave boca e estria 7mm para sangrar
os burrinhos de roda;
- Chave (10, 13, 14, 15, 17, 19 e 22mm)
boca e estria;
- Chave inglesa (para parafusos
maiores);
- Chave de fenda (grande, média e uma
pequena pra regular o carburador);
- Chave phillips;
- Alicate de bico e uma alicate universal;
- Fita Isolante e Silvertape (vedar
pequenos furos em mangueiras);
- Chave de vela.
Peças para substituição em casos de
emergência:
- Cabo de acelerador;
- Cabo de embreagem;
- Correia do Alternador (sempre no
carro);
- Bobina;
- 4 velas, não precisam ser novas,
desde que funcionem;
- Fusíveis (leve um diagrama da cx. de
fusível para identificação dos mesmos);
- Lâmpadas conforme as existentes no
carro (farol e lanterna - pólo simples e duplo).
Outros:
- 1 litro de óleo de motor
(o mesmo usado no carro);
- 500 ml de fluido de freio;
- Estopa;
- Luvas (protege
suas mãos e evita choques, só não use luvas de borracha pois podem
derreter com o calor do motor);
- 1
metro de mangueira no caso
de pane seca;
- Galão para gasolina, pode ser aqueles
de 5 litros
para detergentes;
- Lanterna;
- Estilete;
- Um pequeno rolo de arame fino e um de
barbante.
Kit
Avançado
Este é composto dos itens já citados no
Kit Básico, além de outros, segundo o excesso de cautela do fusqueiro.
Ferramenta:
- Macaco Jacaré.
Peças para substituição em casos de
emergência:
- Kit de reparo de carburador;
- Jogo de cabo de vela;
- Tampa do distribuidor;
- Distribuidor;
- Bomba de gasolina (tem umas que colam
o diafragma quando esquenta, o carro morre e só volta após esfriar, ou você
bota pano molhado em cima da outra. Lembre-se, porém, que o pano vai secar em
alguns minutos devido à alta temperatura, podendo incendiar-se). A bomba de
gasolina é uma coisa besta de trocar, fácil com a chave 13, se tiver uma chave
tipo canhão ou "L" melhor ainda.
Outros:
- Agulha de desentupir fogão (para
limpar giglês do carburador, compre a mais fina);
- Lata de WD-40 (ou similar), para soltar
parafusos;
- 2 metros de mangueira
igual às do carburador (para substituir alguma que se rompa ou então fazer um
tanque de gravidade caso a bomba de gasolina não funcione e você não tenha uma
para trocar);
- 2 metros de fio;
- Cabo para chupeta;
- Cabo para chupeta;
- Calço de madeira, pois como o Fusca é
alto às vezes não dá para levantar bem, ai se calça o macaco para erguê-lo.
Bom, acho que cobri todas as
possibilidades. Mas caso se depare com algum problema, tenha calma porque se
você não souber resolver, vai sempre aparecer alguém que saiba o suficiente
para fazer o carro funcionar e você levá-lo até um local seguro.
Ah! Antes que me esqueça, leve também
cartão de crédito... rsrs
Fonte: Fórum Fusca Brasil (com
adaptações).
Valeu. Já amotei e vou providenciar kit básico. É importante. Obrigado
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