domingo, 26 de outubro de 2014

Matéria: Um casal, três filhos... e o Fusca

Por diversas vezes me deparei com a foto de um Fusca pendurado numa ponte partida ao meio. Confesso que nunca dei muita importância, só achava curioso, por acreditar que se tratava de um fato ocorrido em algum lugar desse mundo. Engano meu, na verdade esse fato ocorreu no Rio Grande do Sul em 1984 e o melhor de tudo é que os ocupantes do carrinho, inclusive ele, saíram ilesos e estão vivos para nos contar a história. Segue parte da matéria que se refere ao casal.
Vamos lá...
 
 
"Na época, casal e três filhos ficaram suspensos, dentro de um Fusca, em ponte que se rompeu com a cheia do Rio Toropi-RS.
 
Chovia sem parar desde sexta-feira. Maria Figliero tinha recém tirado a mesa do almoço, quando o marido, Lídio, anunciou o passeio:
— Vamos lá ver a ponte que caiu!
— Mas e a louça? — preocupou-se a dona de casa.
— Lava na volta — retrucou o serralheiro.
— E tu não tens que trabalhar? — apelou Maria.
— Vamos rapidinho e voltamos — Lídio encerrou o assunto.
 
Maria sabia como era difícil domar a curiosidade do marido. Ela diz que Lídio devia ter sido repórter, porque sempre gostou de acompanhar os acontecimentos que alteram a rotina da cidade de Mata-RS, na região central do Estado. O jeito foi colocar Tatiana, onze anos, Giovani, oito, e André, quatro, no banco traseiro do Fusca 68. Maria seguiu como co-piloto do marido pela BR-287 em direção a Santa Maria. Era uma terça-feira, 8 de maio de 1984.
 
A ponte que tinha desabado com a força da enxurrada era como uma casa de veraneio para os Figliero. Eles usavam a cabeceira como abrigo para acampar e pescar na beira do Rio Toropi. Entre Mata e São Pedro do Sul, Maria deu o comando:
— Freeeeia que é um buraco!
 
Passou pela cabeça de Lídio jogar o carro contra a mureta, dar um cavalinho de pau ou então acelerar e, como em um filme de ação, chegar "voando" até o outro lado da fenda. Acabou fazendo o que Maria disse. Pisou fundo no freio, o Fusca deslizou por cerca de 30 metros na pista molhada até ficar suspenso, apenas com as duas rodas traseiras sobre o que restava do asfalto.
 


 
Qualquer movimento faria o carro despencar de uma altura de 80 metros e mergulhar no mar revolto em que a várzea do Rio Toropi tinha se transformado naquela tarde.
 
Ninguém respirou. Ninguém falou. Lídio saiu lentamente, usou as canaletas do Fusca para se equilibrar e foi até o capô traseiro. Fincou o pé esquerdo no para-choque e jogou o peso do corpo para frente, tentando evitar que o carro pendesse para o desfiladeiro.
 
Lá dentro, Maria fixou os olhos na medalhinha de Santo Antônio presa no retrovisor interno, orientou os filhos a saírem, um por um, devagar, e rezou.
 
Tatiana, a mais velha, foi a primeira. Olhava o asfalto e chorava. Giovani, o do meio, ficou em estado de choque. André mal entendia o que estava acontecendo e correu para o colo da mãe. Maria acendeu um cigarro para se acalmar. Lídio não mudava de posição. Com a família a salvo, estava decidido a não deixar o carro recém-reformado ser levado pela correnteza.
 

 
O helicóptero da Força Aérea Brasileira que sobrevoava a região, com técnicos enviados de Brasília para analisar os estragos nas rodovias e ferrovias, pousou na estrada. Uma equipe de televisão chegou ao local de barco. Homens do Exército e repórteres ajudaram a puxar o Fusca de volta à estrada. Lídio manobrou, a família embarcou e voltou para casa. Ilesa. Foi "só" um susto.
 
 
Hoje com os filhos adultos e oito netos, os Figliero se orgulham da foto pendurada na parede da sala e repetem a história daquele dia a cada visita que recebem. Lídio vendeu o Fusca cinco anos depois, quando trocou Mata por Santa Maria. Arrependido, até pensa em comprá-lo de volta.
— Devia ter guardado como relíquia! — lamenta Lídio.
 
A família trinta anos depois.
 
Relíquia mesmo, para Maria, é a família ter vivido para contar."
 
Confira mais fotos...




Vídeo
 
 
http://noticiasdemata.blogspot.com.br/2014/05/zh-reencontra-personagens-da-enchente.html

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Pois é, também não achei legal o desfecho, mas espero que tenham conseguido comprá-lo de volta.

      Excluir