Início dos anos 70
alguns clientes Volkswagen questionaram a possibilidade da montadora em
fabricar uma versão esportiva do Beetle (Fusca). A princípio houve recusa por
parte da diretoria, mas após muitas pesquisas e estudos constatou-se a viabilidade
de tal projeto.
Diante disso a Volks
decide, em dezembro de 1972, apresentar ao público uma edição limitada chamada
GSR (Gelb-Schwarzer Renner em
alemão), vulgo "Yellow & Black Racer". Na verdade, uma versão
esportiva do VW Beetle 1303S.
Na época o carro foi
completamente construído de acordo com os desejos dos fãs empolgados com os,
bem sucedidos, Fuscas preparados para rali como o criado pela Porsche Salzburg:
O Salzburg Beetle!
O modelo possuia
pára-brisas panorama, grandes lanternas traseiras, suspensão dianteira
MacPherson, freios a disco na frente, transmissão de quatro velocidades com
longa relação de marchas. O motor era o tradicional boxer de 1600cc de 50 Hp,
capaz de alcançar 130 km/h (0 a 100 km/h em 18,3
segundos).
Essa versão se diferenciava
do restante da linha mais pela estética do que propriamente pelo conjunto
mecânico. Para começar era disponível em apenas um esquema de cores: Amarelo
Saturno e Preto Fosco.
A Volkswagem adotou o
preto na tampa do porta-malas, capô do motor, pára-choques, frisos laterais,
maçanetas, retrovisores, limpadores, ponteiras do escapamento, etc. No entanto,
os aros do farol, capas dos piscas e algumas outras partes permaneceram
cromadas.
Internamente vinha
equipado com bancos dianteiros esportivos Recaro especialmente projetado para
versão, volante esportivo de couro, vidro traseiro aquecido e painel de
instrumentos com os slots da versão americana (lá eles eram necessários, porque
por trás deles fica o refrigerador do ar condicionado).
O VW 1303S GSR contava
ainda com grandes rodas esportivas, em aço, 5.5J x 15 com pneus 175/70 HR 15 e
uma entrada de ar dianteira (sob o pára-choque) para o radiador adicional de
óleo, idêntica ao Super Beetle norte-americano. Conforme o gosto do cliente, ele
ainda podia vir com luz de neblina na traseira, faróis auxiliares de milha,
spoiler, etc. Mantendo sempre o apelo esportivo.
Ao todo foram
produzidas 3.500 unidades do GSR exclusivamente para o mercado alemão. Hoje
estima-se que aproximadamente 100 exemplares ainda estejam rodando. Vale
lembrar que hoje ele, é provavelmente, a mais conhecida e procurada edição
especial Beetle.
No mercado americano
o GSR era denominado “Sports Bug”. O curioso é que lá ele foi oferecido inicialmente nas
mesmas cores, porém, a tampa do porta-malas e o capô do motor eram pintados na cor do resto do carro. Outro fato diz respeito aos frisos
laterais que foram substituídos por uma larga faixa, na cor preta, que se
estendia de uma lateral a outra passando pela entrada de ar na traseira.
O melhor fusca fabricado, e com excelentes melhorias. Pena que para a Volkswagen o Brasil sempre foi um país para se "explorar" e apesar de ser apaixonado por fuscas, acredito que se este 1303 fosse fabricado aqui, em 86 ele teria muito folego para venda, não precisando ter sido descontinuado neste ano. Iria vender e muito por mais um longo tempo, com esta nova configuração de mecânica/suspensão/interior/segurança
ResponderExcluire poderia até inovar o mercado, sendo lançado até com a injeção eletrônica, o que não existia nem em pensamento em carros nacionais.