quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Matéria: Beetle 1303S GRS


Início dos anos 70 alguns clientes Volkswagen questionaram a possibilidade da montadora em fabricar uma versão esportiva do Beetle (Fusca). A princípio houve recusa por parte da diretoria, mas após muitas pesquisas e estudos constatou-se a viabilidade de tal projeto.
 
Diante disso a Volks decide, em dezembro de 1972, apresentar ao público uma edição limitada chamada GSR (Gelb-Schwarzer Renner em alemão), vulgo "Yellow & Black Racer". Na verdade, uma versão esportiva do VW Beetle 1303S.
 




 
Na época o carro foi completamente construído de acordo com os desejos dos fãs empolgados com os, bem sucedidos, Fuscas preparados para rali como o criado pela Porsche Salzburg: O Salzburg Beetle!
 

 
O modelo possuia pára-brisas panorama, grandes lanternas traseiras, suspensão dianteira MacPherson, freios a disco na frente, transmissão de quatro velocidades com longa relação de marchas. O motor era o tradicional boxer de 1600cc de 50 Hp, capaz de alcançar  130 km/h (0 a 100 km/h em 18,3 segundos).
 


 
Essa versão se diferenciava do restante da linha mais pela estética do que propriamente pelo conjunto mecânico. Para começar era disponível em apenas um esquema de cores: Amarelo Saturno e Preto Fosco.
 
A Volkswagem adotou o preto na tampa do porta-malas, capô do motor, pára-choques, frisos laterais, maçanetas, retrovisores, limpadores, ponteiras do escapamento, etc. No entanto, os aros do farol, capas dos piscas e algumas outras partes permaneceram cromadas.
 
Internamente vinha equipado com bancos dianteiros esportivos Recaro especialmente projetado para versão, volante esportivo de couro, vidro traseiro aquecido e painel de instrumentos com os slots da versão americana (lá eles eram necessários, porque por trás deles fica o refrigerador do ar condicionado).
 





 
O VW 1303S GSR contava ainda com grandes rodas esportivas, em aço, 5.5J x 15 com pneus 175/70 HR 15 e uma entrada de ar dianteira (sob o pára-choque) para o radiador adicional de óleo, idêntica ao Super Beetle norte-americano. Conforme o gosto do cliente, ele ainda podia vir com luz de neblina na traseira, faróis auxiliares de milha, spoiler, etc. Mantendo sempre o apelo esportivo.
 

 
Ao todo foram produzidas 3.500 unidades do GSR exclusivamente para o mercado alemão. Hoje estima-se que aproximadamente 100 exemplares ainda estejam rodando. Vale lembrar que hoje ele, é provavelmente, a mais conhecida e procurada edição especial Beetle.
 
No mercado americano o GSR era denominado “Sports Bug”. O curioso é que lá ele foi oferecido inicialmente nas mesmas cores, porém, a tampa do porta-malas e o capô do motor eram pintados na cor do resto do carro. Outro fato diz respeito aos frisos laterais que foram substituídos por uma larga faixa, na cor preta, que se estendia de uma lateral a outra passando pela entrada de ar na traseira.
 

 
Segundo reportagem de época, cada exemplar do GSR era vendido por 7.650 marcos alemães, um pouco mais que a versão 1303S que lhe deu origem e era vendida por 6.890 marcos.

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Fonte: Internet.

Um comentário:

  1. O melhor fusca fabricado, e com excelentes melhorias. Pena que para a Volkswagen o Brasil sempre foi um país para se "explorar" e apesar de ser apaixonado por fuscas, acredito que se este 1303 fosse fabricado aqui, em 86 ele teria muito folego para venda, não precisando ter sido descontinuado neste ano. Iria vender e muito por mais um longo tempo, com esta nova configuração de mecânica/suspensão/interior/segurança
    e poderia até inovar o mercado, sendo lançado até com a injeção eletrônica, o que não existia nem em pensamento em carros nacionais.

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