quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Matéria: Instalando sensor de temperatura do óleo

Diante de muita dúvida a respeito de onde se colocava o sensor de temperatura no motor boxer, até porque os poucos tutoriais que encontrei são referentes ao bloco do SP2 e nele não ficou muito claro onde seria o local exato, decidi então sair a caça e acabei encontrando um blog (http://kadron74.blogspot.com.br) que ensina, muito bem, todo o processo de instalação desde o mostrador até o sensor já colocado no bloco do motor.

Segue o processo passo a passo:

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"Para o meu caso (motor boxer 1.6) foi necessário a compra do adaptador para o sensor de temperatura: Adaptador Temperatura Óleo Elétrico VW à Ar - TOE 18, também comprado no mesmo site.

Começamos a instalação passando a tubulação e a fiação até a traseira do veiculo, aproveitei para passar também um novo fio para o marcador de RPM.


Abaixo o detalhe de onde estava o fio antigo verde do RPM.


Abaixo o detalhe da traseira do relógio de óleo, note que coloquei uma cola quente nos fios, pois ele não vem com acabamento e com a vibração eu achei que eles poderiam quebrar a solda, então assim com a cola ficaria mais seguro.


Abaixo a foto do ponto onde é conectado o sensor no motor:


Remover o bujão com cuidado, pois irá sair a mola e o pistão da pressão de óleo efetuamos essa tarefa com o carro levantado no macaco então saiu pouco óleo.



Abaixo o detalhe do bujão original, a mola e do pistão.


Abaixo montado o sensor no adaptador e os fios um sendo o que vem do relógio e o outro vai ao neutro (negativo), e como fica a montagem correta o pistão a mola e o sensor.





Com a chave monte ele no local e aperte modernamente para não espanar nada...


Abaixo a sequencia de fotos da ligação dos fios e o negativo que já tenho na traseira:






Acabamento final com cola quente para proteger de umidade:


Detalhe dele em funcionamento ainda com carro frio:




É isso ficou muito bacana, e em medição na estrada a temperatura se manteve de 68 a 71 °C."

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Fonte:
http://kadron74.blogspot.com.br/2013/06/instalando-marcador-da-temperatura-de.html

12 comentários:

  1. Bom dia,o termômetro é o da Racetronix? Ele só aceita o sensor da kombi injetada correto? Se no caso do motor já tiver esse sensor original, eu poderia ligar o termômetro em paralelo?

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    1. Então amigo, ficarei lhe devendo essa, provavelmente sua dúvida sera solucionada no Fórum Fusca Brasil ou no blog kadron74.blogpot
      Abç

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  2. Boa noite célio...onde compro o adaptador...obrigado

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    1. Então amigo, comprei tudo no site da Cronomac (http://www.cronomac.com.br/).

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  3. O meu demora um pouco para subir a temperatura

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    1. No meu tbm, mas é o tempo que o óleo demora para esquentar... rsrs

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  4. Boa noite não apresentou nenhum vazamento de óleo usando o adaptador?Grato

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  5. vc sabe me dizer qual a temperatura max q pode chegar sem ser sobre aquecimento?grato

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  6. Boa tarde ,esse kit desse sensor teria pra venda ou vc mesmo q fez ?

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  7. Eu poderia usar o sensor de pressão no lugar do bulbo e usar esse da temperatura aí, onde você falou? Sensor da pressão substitui o bulbo? Pq eu achei alguns kits de manômetros na Internet, que vem com manômetros de pressão e de temperatura, com sensores diferentes, e o de pressão é bem grande...

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