Diante
de muita dúvida a respeito de onde se colocava o sensor de temperatura no motor
boxer, até porque os poucos tutoriais que encontrei são referentes ao bloco do
SP2 e nele não ficou muito claro onde seria o local exato, decidi então sair a
caça e acabei encontrando um blog (http://kadron74.blogspot.com.br) que ensina,
muito bem, todo o processo de instalação desde o mostrador até o sensor já
colocado no bloco do motor.
Segue
o processo passo a passo:
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"Para
o meu caso (motor boxer 1.6) foi necessário a compra do adaptador para o sensor
de temperatura: Adaptador Temperatura Óleo Elétrico VW à Ar - TOE 18, também
comprado no mesmo site.
Começamos
a instalação passando a tubulação e a fiação até a traseira do veiculo,
aproveitei para passar também um novo fio para o marcador de RPM.
Abaixo
o detalhe de onde estava o fio antigo verde do RPM.
Abaixo
o detalhe da traseira do relógio de óleo, note que coloquei uma cola quente nos
fios, pois ele não vem com acabamento e com a vibração eu achei que eles
poderiam quebrar a solda, então assim com a cola ficaria mais seguro.
Abaixo
a foto do ponto onde é conectado o sensor no motor:
Remover
o bujão com cuidado, pois irá sair a mola e o pistão da pressão de óleo
efetuamos essa tarefa com o carro levantado no macaco então saiu pouco óleo.
Abaixo
o detalhe do bujão original, a mola e do pistão.
Abaixo
montado o sensor no adaptador e os fios um sendo o que vem do relógio e o outro
vai ao neutro (negativo), e como fica a montagem correta o pistão a mola e o
sensor.
Com
a chave monte ele no local e aperte modernamente para não espanar nada...
Abaixo
a sequencia de fotos da ligação dos fios e o negativo que já tenho na traseira:
Acabamento
final com cola quente para proteger de umidade:
Detalhe
dele em funcionamento ainda com carro frio:
É
isso ficou muito bacana, e em medição na estrada a temperatura se manteve de 68 a 71 °C ."
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Fonte:
http://kadron74.blogspot.com.br/2013/06/instalando-marcador-da-temperatura-de.html
Bom dia,o termômetro é o da Racetronix? Ele só aceita o sensor da kombi injetada correto? Se no caso do motor já tiver esse sensor original, eu poderia ligar o termômetro em paralelo?
ResponderExcluirEntão amigo, ficarei lhe devendo essa, provavelmente sua dúvida sera solucionada no Fórum Fusca Brasil ou no blog kadron74.blogpot
ExcluirAbç
Boa noite célio...onde compro o adaptador...obrigado
ResponderExcluirEntão amigo, comprei tudo no site da Cronomac (http://www.cronomac.com.br/).
ExcluirO meu demora um pouco para subir a temperatura
ResponderExcluirNo meu tbm, mas é o tempo que o óleo demora para esquentar... rsrs
ExcluirBoa noite não apresentou nenhum vazamento de óleo usando o adaptador?Grato
ResponderExcluirBom, até o momento sem nenhum vazamento.
Excluirvc sabe me dizer qual a temperatura max q pode chegar sem ser sobre aquecimento?grato
ResponderExcluirA partir de 130 é sobreaquecimento
ExcluirBoa tarde ,esse kit desse sensor teria pra venda ou vc mesmo q fez ?
ResponderExcluirEu poderia usar o sensor de pressão no lugar do bulbo e usar esse da temperatura aí, onde você falou? Sensor da pressão substitui o bulbo? Pq eu achei alguns kits de manômetros na Internet, que vem com manômetros de pressão e de temperatura, com sensores diferentes, e o de pressão é bem grande...
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