Não
é de hoje que venho tentando reativar o funcionamento da luz espia do freio do
Kinha e só depois de exaustivas pesquisas é que consegui entender como fazer
para ligá-la, assim como a utilidade da mesma.
Luz espia do freio |
Bom,
para maioria dos carros ela indica o acionamento da alavanca do freio de
estacionamento (freio de mão), porém, no Fusca sua função é outra. Seu
funcionamento não esta relacionado a ele até porque nem o interruptor, que fica
junto à alavanca de freio, existe. Na verdade essa luz espia esta voltada ao
estado do sistema de freios.
Mecanismo do freio de mão |
Interruptor |
Segundo
o manual do veículo, ao ligar a chave de ignição essa luz deverá acender e
apagar logo que o veículo entrar em funcionamento, semelhante à luz do
alternador, porém, se ocorrer dela acender durante o percurso é porque esta
havendo algum problema no circuito de freio.
Abaixo
disponibilizarei algumas citações sobre o tema, assim como o diagrama de
ligação, para quem possa interessar.
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"Como
fazer funcionar? Simples! Compra um cilindro mestre duplo, coloca 2
interruptores tripolares do fusca mesmo.
Cilindro mestre duplo |
Interruptor (ou cebolinha) tripolar |
Nesse
sistema, sempre que houver diferença de pressão entre os 2 circuitos, a luz do
painel acende... Ou seja: se houver vazamento em um dos circuitos... luz
acende. Se um dos interruptores der defeito... acende! Se um burrinho de roda
emperrar... a luz acende também (porque a pressão no circuito não vai cair)...
Agora
o pulo do gato: no sistema de duplo circuito do fusca, um circuito é ligado nas
rodas dianteiras, outro nas traseiras... puxando o freio de mão, vai aumentar a
pressão só em um dos circuitos... resultado? Acende a luz do painel."
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"Então...
as duas cebolinhas são ligadas da forma apresentada no esquema... a lâmpada
piloto é alimentada pela cebolinha e pelo automático de partida, acendendo
quando vc liga a chave.
Chicote do interruptor de freio tripolar |
A
ligação do sistema é de uma simplicidade brilhante, como tudo em Fusca!
Basicamente, se as cebolinhas não estiverem "sincronizadas" (ambas
com os contatos na mesma posição) a lâmpada acende. Ou seja... se não aumentar
a pressão em 1 dos circuitos, ou se a pressão não cair em um deles (ex.
cilindro de roda travado!), a luz acende."
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"A explicação é a seguinte:
- No momento da partida:
É
"injetado" 12V+ na lâmpada do painel por meio desse terminal ser
ligado junto com o terminal do automático do arranque. Nesse momento também, as
duas cebolinhas estão em repouso, sem pressão no sistema de freio e como elas
encontram-se em repouso, estarão jampeadas com o sistema de freio traseiro. E
nesse momento quem fará o terra então? As lâmpadas traseiras, tanto é que se
você tirar as 2 lâmpadas traseiras a luz do freio do painel não acenderá na
partida.
-
No momento de uso com o motor já ligado.
Não
temos mais 12V+ do automático do arranque, pois já demos a partida
anteriormente. Temos apenas o terra por meio de sua bobina que está alimentando
a lâmpada do painel. Então como
funciona: Se um dos sistemas falhar e ficar sem pressão, quando você pisar no
freio, uma das cebolinhas estará em repouso (sem pressão e jampeada (com a
lâmpada do painel e com a lâmpada de freio)). A outra estará ok (sistema dessa
cebolinha está funcionando com pressão ao pisar no freio). A diferença que essa
ao pisar no freio, jampeará com os 12V+ "pós chave" e assim jogará
esse 12V+ lá para trás para as lâmpadas de freio traseiro acenderem. As
lâmpadas de freio traseiro acendendo, devida a essa cebolinha que o sistema
está bom receberão os 12V+ e então esse sinal retornará pela cebolinha que
continua em repouso e jampeada e "subirá" por meio dessa para a
lâmpada de freio do painel fazendo-a acender.
Fiz
um vídeo para demonstrar o funcionamento na partida e esse desenho acima
deixarei em anexo também, aqui em baixo para que com o tempo continue abrindo
para visualização.
Obs.:
Essa espiral é o automático de partida. É que essa espiral é o símbolo elétrico
do automático. De um lado dela vai no terra do carro e do outro vai na 12v+ da
chave de partida do carro e ao mesmo tempo para um lado da lâmpada de freio do
painel."
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Espero
que tenha ajudado quem possa estar passando pelo mesmo problema que eu.
Fonte:
http://www.forumfuscabrasil.com/index.php/topic,417.75.html
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?6112-Instala%E7%E3o-do-Interruptor-Luz-de-Freio-de-M%E3o/page2
http://www.fusca4ever.com.br/showthread.php?2130-qual-cilindro-mestre-usar/page5
Qual o link do vídeo?
ResponderExcluirOlá Denilson, então o vídeo esta ao final da matéria cujo link é o primeiro (Fórum Fusca Brasil) que citei.
ExcluirSalvou. Estava com uma dificuldade danada para essa ligação.
ResponderExcluirObrigado
Valeu Robson, eu também vou refazer essa instalação, mas vou deixar para mais tarde. Abç
ExcluirBoa tarde amigo. Fiz essa instalação. Quando dou a partida a luz acende e apaga... Mas quando puxo o freio de mão não acende a mesma...
ResponderExcluirEssa resposta que recebi de um eletricista antigo...
ResponderExcluirA luz se acende ao dar a partida e em seguida apaga. O fusca e seus derivados não possuem o mecanismo de "aviso" de freio de mão puxado, por isso a lâmpada não se acende para tal fim. Já vi adaptações funcionais, porém sem utilizar essa mesma lâmpada. Obrigado pela visita.
Então Ale, é isso mesmo que você relatou. O Fusca não possui aviso de "freio de mão acionado" como nos demais carros. Nele, essa luz espia é mais para sinalizar o funcionamento, ou não, do sistema de freio como um todo.
ExcluirAbç
Obrigado por fazer esta postagem, coloquei pra funcionar hoje 07/07/2016.
ResponderExcluirObrigado Célio e o meu agradecimento também ao Cláudio pelo vídeo postado no Youtube.
Valeu mesmo! Sucesso, boa saúde e paz!
Valeu amigo!
ExcluirBoa noite! Só pra esclarecer no painel então ligamos uma extensão do 50 que pega no automático de partida em uma ponta com o Cabo azul e vermelho na outra ponta? É isso mesmo?
ResponderExcluirFala gente, boa noite, eu to com um problema, eu tenho uma brasilia 78 com mesmo sistema de sensor duplo, mas quando eu ligo a chave a luz se mantem acesa e quando piso no freio ela apaga, oq sera que pode estar acontecendo? Obrigado.
ResponderExcluirSO para complementar, eu re fiz o sistema todo de freio, apenas não troquei as lonas e nem as pastilhas dianteiras, ainda irei fazer esse processo pra finalizar, mas o burrinho é novo da vargas, os mangotes de fluido dianteiro e traseiros tambem são novos bem como os 2 sensores, a principio a ligação eletrica está correta, ligado certo na caixa de fusivel como tem que ser, acho muito estranho estar ocorrendo isso, uma vez que me certifiquei que não há vazamentos no sistema,
ResponderExcluirLegal parabéns pela explicação, eu também procurei por um bom tempo esta ligação , valeu abraço Luciano NH RS
ResponderExcluirOlá;;;
ResponderExcluirMeu gol BX 82 tem esse sistema.
Acende a luz espia normal qdo dou a partida, mas não acende qdo puxo freio de mão.... por onde começar a encontrar o probelma?
Obg
No fusca, Brasília e gol BX não existe essa função, apenas acende na partida para indicar funcionamento ok da lâmpada, apagando em seguida, ou mantem acessa indicando anomalia no sistema.
ExcluirAcompanho sempre o blog, infos úteis para a minha loja de carro seminovo em SP, ótimo artigo mesmo, aprendi muito
ResponderExcluirBoa noite, gostaria de saber quanto foi gasto para restaurar este vw fusca, pois tenho um ano 1983 e quero fazer o mesmo com este veículo e é um icônico do automobilismo mundial. Aguardo resposta, grato.
ResponderExcluirGostei muito da explicação.e do diagrama de instalação.o meu fusca e um 84 com esse sistema duplo.só que a cebolinha onde estava ligdo os iOS era bipolar es cebolinha da traseira tripolar desligada desde que comprei o carro.agora vou comprar as duas cebolinhas tripolar ao chicote de ligação.e colocar a lâmpada espia que está faltando no soquete do painel.obrigado pela ajuda..parabéns show
ResponderExcluirDevo confessar que depois de 20 anos que trabalho com elétrica, estou reaprendendo a elétrica de Fusca. Quero ficar especializado somente em elétrica de Fusca e etc.
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