Rodando
com o carro por alguns dias, pude perceber que ele passou a dar uns “tiros”
supostamente pelo escapamento. Conversando com alguns colegas, foi levantada a
hipótese de furos ou falta de regulagem do ponto.
Bom,
durante o processo de troca e montagem do motor, percebi que o escapamento
estava muito feio, sem falar num pequeno furo bem visível. Confesso que não
cheguei nem a examiná-lo e fui logo encomendando um novo (marca Mastra, sem pré
aquecimento), mais um par de ponteiras cromadas (com miolo), quatro abraçadeiras,
duas juntas de vedação e um veda escape.
Antes
do agendado para troca do escapamento, Cyro (mecânico) havia me sugerido
pulverizar óleo no interior do escapamento alegando que isso prolongaria a vida
útil do mesmo. Sendo assim autorizei que o fizesse, mesmo sabendo que por uns
dias, além da pingadeira de óleo ele ainda soltaria uma fumaça esbranquiçada
pela queima do lubrificante em seu interior.
Chegado
o dia para instalação, vi meu velho escapamento retirado e colocado num canto
da oficina, aproveitei para dar uma examinada detalhada e o que constatei me
deixou furioso! Não havia um furo sequer e o que achei ser um buraco, nada mais
era que um defeito na solda, uma espécie de bolha que dava a impressão de ser
um furo. Quanto ao problema dos “tiros”, este foi sanado com a regulagem do
ponto. Resumindo: Dei mole! Comprei um escapamento sem precisar.
Mas
tudo bem, agora não adiantava chorar pelo leite derramado. Pelo menos instalei
um escapamento e ponteiras novas. Bom, na ocasião ainda foram reguladas as válvulas
e tirado um pequeno vazamento, também foi sanada uma folga gigantesca no eixo dos balancins. Aproveitei para pintar as
tampas do cabeçote e instalar o carburador que era no meu antigo motor 1300 (um
Solex H 30-PICS) o qual havia sido todo revisado e eu sabia a configuração dos
giglês.
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Carburador H 30-PICS. |
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Silencioso, abraçadeiras e ponteiras. Tudo novo! |
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Tampas pintadas e vazamento sanado. |
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Repare o óleo que pinga do interior do escapamento. |
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Essas ponteiras deram um novo visual ao Kinha. |
Boa tarde, Célio. Você usou o veda escape apenas nas junções com o tubo J ou também na junção com as ponteiras? Obrigado.
ResponderExcluirOlá Túlio, sim, eu também usei nas ponteiras. Abç
ExcluirBoa tarde. O silencioso original é menos barulhento que o antigo que estava no seu carro??? Eu preciso trocar o meu mas estou com essa dúvida. Desde já obrigado.
ResponderExcluirBlz Luiz, Então, não vi diferença alguma. Futuramente pretendo instalar um, com abafador, EMPI ou da Silenautto.
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