domingo, 22 de fevereiro de 2015

Matéria: Um galpão dos sonhos

Confira essa matéria, publicada no Estadão, referente a uma oficina em Guarulhos/SP, que, atualmente, possui 17 SP2, 03 Pumas, 02 Karmann-Ghias e 01 Fusca, todos aguardando receber “aquele trato” antes de voltarem a circular.
 
Vamos lá...
 
Um galpão dos sonhos
 
Nesta oficina de Guarulhos, restaurador une arte, paciência e habilidade para fazer renascer clássicos.
 
 
Para quem gosta de carro antigo, a oficina no número 2384 da Avenida Guarulhos é um galpão dos sonhos. Afinal, no momento, lá recebem tratos para um dia voltar à vida 17 SP2, três Pumas, dois Karmann-Ghias e um Fusca que em breve será transformado em conversível. O que une tudo isso é o trabalho de Humberto Manfredo, um funileiro de 52 anos, no ramo há 36 e especialista em SP2 há 33.
 
 
Na sua H4 veículos Especiais, Manfredo mexe com todo tipo de carro antigo, mas sua especialidade é o SP2.
 
 
Ao lado de mais quatro profissionais – dois funileiros e dois pintores –, Manfredo deixa em estado de 0km carros que hoje são peças cobiçadas por colecionadores.
 
 
Um trabalho completo de restauração pode ser feito em quatro meses, mas o normal, nessa oficina, é que demore pelo menos um ano e meio. E que custe entre R$ 15 mil e R$ 18 mil – apenas a parte de carroceria e chassi. “Eu fabrico peças de acabamento e lataria, frentes inteiras para SP2 e Karmann-Ghia, tudo no padrão original”, diz.
 
 
Uma frente completa de um SP2 fabricada por ele custa R$ 4 mil. O preço pode parecer salgado, mas inclui painel, laterais internas, o bico do para-lama e suportes. E a qualidade do trabalho impressiona. “O SP2 é um clássico muito procurado e valorizado, por isso os clientes exigem um trabalho perfeito, principalmente na lataria, muito sujeita a corrosão”, explica.
 
 
Embora a grande maioria dos clientes opte por deixar o carro na cor e no padrão originais, Manfredo também faz adaptações ao gosto do cliente. Além do Fusca 69 conversível, ele trabalha na adaptação da mecânica Subaru num SP2, com direito a radiador de água na dianteira. “Está dando trabalho, mas com paciência e dedicação tudo se resolve”, diz.
 
 
 
Fonte:
http://blogs.estadao.com.br/placa-amarela/um-galpao-dos-sonhos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário