Confira
essa matéria, publicada no FlatOut,
sobre um exemplar do Fusca fabricado na Alemanha, mas que foi exportado para
terra do Tio Sam e que agora esta à venda aqui no Brasil, em São Paulo, por míseros 60 mil
reais.
Vamos
lá...
Este não é um Fusca qualquer – é um
Beetle americano fabricado na Alemanha e à venda no Brasil
“Como um Fusca pode ser um Achado meio
Perdido, FlatOut?”, você pode se
perguntar. “Há milhares deles à venda no Brasil!” De fato, caro leitor, o Fusca
é um dos carros mais fáceis de se encontrar à venda. Mas quantos destes foram
fabricados na Alemanha para o mercado americano e importados para o Brasil? É
provável que você nunca tenha visto nenhum – e é exatamente o caso deste aqui,
que encontramos à venda no Brasil. Pode ser a sua chance de comprar um Fusca
exclusivo!
Estamos
falando de um Fusca fabricado na Alemanha para o mercado americano. O Fusca
começou a ser vendido nos EUA em 1949, com as primeiras unidades sendo
importadas pelo empresário holandês Ben Pon, um dos primeiros importadores
oficiais da VW (e também considerado o “projetista” da Kombi, desenhando um
rascunho e entregando aos engenheiros de Wolfsburg).
Como
no resto do mundo, os americanos não demoraram a serem conquistados pelo visual
carismático do carrinho e sua mecânica simples e robusta, tornando-se, ao lado
da Kombi, o carro símbolo da geração hippie da década de 1960.
Diferentemente
do que aconteceu no Brasil, o Fusca jamais foi produzido nos EUA, sendo
importado diretamente da Alemanha e passando por algumas adaptações para
adequar-se à legislação e às exigências do público americano. Sendo assim, ao
longo dos anos ele foi ganhando alguns detalhes que diferiam dos carros
vendidos na Europa, como para-choques maiores (e, a partir de 1974, retráteis),
setas maiores e, na década de 70, motor de 1600 cm³ com carburação simples em
vez de dupla, como era a norma em várias partes do mundo (em alguns modelos
brasileiros, inclusive).
O
Fusca americano também acompanhou a evolução do projeto na Alemanha. Quando o
Fusca ganhou a versão Super Beetle em 1970, os americanos também receberam o
modelo com algumas novidades importantes.
O
Super Beetle, também conhecido como 1302, tinha uma diferença fundamental em
relação ao modelo normal, ou “Standard”: a suspensão dianteira foi totalmente
remodelada, e os braços arrastados deram lugar a um moderno sistema
independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores
telescópicos.
O
novo sistema era bem mais compacto e melhorava bastante o comportamento
dinâmico do Fusca, além de permitir que o porta-malas dianteiro fosse mais
profundo e levasse o dobro da carga — sendo assim, o estepe era posicionado na
horizontal. O carro também tinha entre-eixos 20 mm mais longo, mas a
suspensão permitia um raio de giro menor e mais facilidade para manobrar.
O
carro que encontramos à venda no Mercado Livre é exatamente um Super Beetle
1970, modelo 1971. Entramos em contato com o proprietário, que contou um pouco
sobre a origem do carro. Segundo ele, o Fusca foi comprado nos em Tampa, na
Flórida, e importado de forma independente para o Brasil há cerca de quatro
anos. O carro pertencia a um amigo do atual dono e estava bastante íntegro e
pouco rodado, mas merecia uma restauração.
Foi
o que o dono fez, realizando o serviço completo de funilaria e pintura no carro
e uma extensa revisão mecânica, elétrica e no sistema de suspensão que, de
acordo com ele, estão “muito bons”. No mais, o carro é quase 100% original, o
que garantiu a concessão da placa preta (com as iniciais personalizadas “EUA”).
E
quanto o dono pede por ele? R$ 60 mil — valor que pode até ser considerado alto
por um Fusca, mas há de se levar em consideração que há modelos brasileiros em
estado de conservação semelhante e pouco rodados (o hodômetro deste marca 32.500 milhas , ou 52.000 km ) sendo
oferecidos por valores igualmente altos. Sendo um Fusca importado, acreditamos
que este carro tenha um público bastante específico e disposto a pagar esta
quantia por um exemplar tão raro no Brasil. O que você acha?
Nenhum comentário:
Postar um comentário