Esse
foi o slogan adotado pela Volkswagen do Brasil, em 1965, por fazer alusão ao
fato de seus motores serem refrigerados a ar e, por isso, não sofrerem com a
fervura do líquido de arrefecimento. Vale lembrar que no cenário
automobilístico da época, todos os fabricantes aqui instalados (DKW, Willys-Overland, Ford, Chevrolet, Simca e etc.),
adotavam motores refrigerados a água e apenas a Kombi e o Fusca seguiam na
contramão.
Nos motores com arrefecimento a ar, o processo é
bem mais simples: o ar circula diretamente sobre os componentes quentes do
motor, extraindo o calor deles despejando-o diretamente na atmosfera. Entretanto,
para que essa refrigeração seja eficiente, é necessário que todas as latas do
motor estejam presentes. Pra começar, quando abrimos a tampa do motor do Fusca,
o que vimos ali não é o motor propriamente dito e sim os “componentes” que o
fazem funcionar: carburador, alternador, distribuidor e etc. O "bloco do motor"
encontra-se mais abaixo, praticamente inacessível. A prova é tanta que qualquer
manutenção nos cilindros, pistões, cabeçotes ou no próprio bloco, é necessário
que ele seja removido do carro.
Com
o motor fora do carro, é preciso remover todas, ou algumas, latas e é aí que
tudo começa. Digo isso porque é comum alguns mecânicos negligenciarem a
reposição delas, na maioria das vezes, por pura preguiça.
Para
explicar melhor o processo de refrigeração e o papel dessas latas do motor, elaborei
um breve passo a passo.
• Com o veículo parado
Ao
darmos a partida, a bomba de óleo começa a sugar o óleo depositado no cárter através
de um filtro (a peneirinha), fazendo com que o mesmo comece a circular pelas galerias
de lubrificação existentes nas paredes da carcaça, assim como por canalizações
e perfurações existentes na própria árvore de manivelas. O óleo ao passar por
estes espaços vai aos poucos esquentando, sendo em seguida resfriado ao atravessa
um radiador do tipo de serpentina. No radiador, o óleo perde cerca de 20° C,
cooperando para manter as partes internas em temperatura ideal de trabalho. A
pressão no sistema, quando em funcionamento, é indicada por uma luz de aviso que acende no
painel de instrumentos, e se apaga assim que houver pressão no sistema. A refrigeração, nessa fase de funcionamento do motor, ocorre
apenas pelo ar soprado da turbina localizada no interior da capela.
À
medida que o óleo é refrigerado, ele segue lubrificando as peças móveis no
interior do motor, como os mancais de virabrequim, paredes dos cilindros, cabeça
dos pistões e o eixo comando de válvulas. Existe uma lata chamada de “camisa dos
cilindros” que envolve os cilindros e cabeçotes, canalizando a corrente de ar
forçada pela turbina para as partes mais aquecidas do motor. As camisas mantêm
a parte interna do cilindro vedada e fazem a troca térmica.
O
ar chegando aos cilindros e cabeçotes (que possuem aletas) recebe o calor
gerado pelo funcionamento do motor e o transfere para o ar. A troca do calor
com o ar se dá pelo movimento do carro. O ar mais frio que o motor passa pelas
aletas, resfriando-as, e então o motor resfria.
Por baixo
dos cilindros existem outras latas (como as que tiram o ar quente que circula
nos cilindros e cabeçotes para fora do motor), sem elas ocorrerá a recirculação
fazendo a turbina captar de volta esse ar quente.
Defletor exclusivo para o motor Tork. |
Ainda
tem as latas cuja finalidade é orientar a circulação do ar que chega frio ao
motor até a sua saída, após passar pelas camisas dos cilindros e cabeçotes,
sendo então direcionado para parte inferior do motor, onde é expelido por baixo
do veículo. Estas latas têm ainda o papel de proteger as capas de tucho. Juntamente com o uso dessas latas, existe ainda as latas de blindagem.
Além
disso, ainda tem duas latas que servem de bloqueio para que o ar quente não
retorne ao cofre do motor e seja sugado, ainda quente, pela turbina.
• Com o veículo em movimento
Quando
o carro começa a movimentar-se, além da ventilação forçada proveniente da
turbina, o ar que circula externamente contorna a carroceria do Fusca até
deparar-se com 50 fendas, logo abaixo do vidro traseiro, e por elas sendo
sugado pela turbina e direcionado para o radiador, camisas e cabeçotes.
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