"O Senhor guardará você de todo perigo; Ele protegerá a sua vida." Salmos 121:7
Os preparativos para
viagem aos Duke's começaram há quase um ano. Inicialmente muitos confirmaram
suas presenças, mas ao passo que ia se aproximando a data do evento as
desistências iam acontecendo e quando chegou o dia, apenas quatro e “bravos”
fusqueiros é que encararam os mais de mil quilômetros (ida e volta) para
representar o Estado do Esp. Santo pela recém criada Vix Volks Air Cooled.
Com as reservas no
Hotel Capri garantidas, a mais de um mês, é chegado o grande dia.
Decidimos sair na manhã de sábado (23/05), mais precisamente às 6h. Fui o
primeiro a chegar ao local determinado como ponto de partida, em Viana/ES,
depois veio o Alexandre acompanhado do Carleson (Fusca 1300 Amarelo) seguido do
Marco (Fusca 1300 Vermelho Cereja) e por último o Fábio e seu filho (Fusca
1300 Branco Alasca).
Bom, o relógio
marcava 6:05h informando que era hora de darmos início a aventura. Contrariando a
meteorologia dos dias anteriores, aquela manhã de sábado nos brindou com um
belo dia que perdurou até o nosso regresso na noite de segunda (25/05). Logo
após o pedágio, em Guarapari, percebo o ponteiro do velocímetro parado, era o cabo do velocímetro que havia quebrado
me fazendo redobrar a atenção com os radares, além de ainda me deixar sem hodômetro.
A primeira parada foi
em Iconha, às 7:20h, para o café. Após mais um tempinho devorando asfalto
resolvemos completar os tanques em Campos dos Goytacazes. Ainda em Campos
perdemos alguns minutos devido às obras numa via por onde passamos. Um pouco
mais a frente, em
Casimiro Abreu , o pit stop para o almoço. Horas depois, às 18:20h, finalmente a
chegada ao hotel, já em Duque de Caxias.
Como é de se esperar
chegamos esgotados, contudo, alguns colegas ainda tiveram disposição para
caçarem um lava jato a fim de lavarem seus carros e ainda irem a um churrasco a
convite da diretoria dos Duke's que, inclusive, se ofereceu para buscá-los no
hotel.
Domingo, dia do
evento, levantei mais cedo e fui dar um trato na caranga. Peguei uns panos
limpos, que sempre trago comigo, e uma garrafa pet de 2,5l com água e dei
aquela lavagem a seco, com direito a pretinho e cera nos poucos cromados que há
no Kinha. O resultado final não deixou nada a desejar, parecia até que havia
tomado uma ducha como os outros Fuscas... rsrs
Bom, o evento foi
show, nunca tinha visto algo naquelas proporções, a não ser por foto e vídeo.
Não vou falar muito de como foi ou sobre o que vi por lá. Deixarei os aqui os
links com as fotos que tirei e outro com uma excelente matéria publicada no
Site FULLPOWER à respeito do evento. Detalhe que nessa matéria há uma galeria
com diversas fotos e entre elas aparece uma do Fusca amarelo junto com o
Kinha... rsrs
Depois, após quase
oito horas andando pelo estacionamento do Caxias Shopping, fotografando e
filmando tudo que pude, debaixo de um sol de lascar, o retorno ao hotel foi
mais que merecido. Enquanto isso, a trupe que me acompanhou ainda teve ânimo
para encarar uma sessão de cinema e assistir Mad Max - Estrada da Fúria.
No dia seguinte, após
um reforçado café da manhã, deixamos o hotel às 8:40h, para dar início a volta
para casa. Ás 10:30h paramos para abastecermos em Tanguá. No Rio de
Janeiro, ao longo da BR 101, havia trechos em obras o que nos fez perder
preciosos minutos, isso sem falar no esquema "Siga e Pare" adotado em
alguns momentos. O almoço foi em Campos dos Goytacazes e em Mimoso do Sul, no
Espírito Santo, às 16:20h aconteceu “algo” com o carro do Fabio que o fez parar
no acostamento.
Começamos então a
supor vários motivos, mas logo que foi colocada a mangueira no tangue já deu
para deduzir ser pane seca. Por coincidência uma viatura da Concessionária Eco
101 chegou para dar aquela sondada e ver a necessidade da vinda do caminhão
plataforma, o que foi minutos depois confirmado.
Com o veículo sobre o
caminhão, seguimos ao posto mais próximo onde aproveitamos para abastecermos os
carros. O mais estranho é que nós enchemos os tanques juntos, em Tanguá-RJ,
como é possível os demais carros ainda terem pouco menos de meio tanque e o
Fábio com pane seca?
Relógio marcando
19:35h, após quase doze horas dirigindo, consegui finalmente chegar em casa com
a sensação do dever cumprido e grato à Deus por nos permitir uma ótima viagem e
em segurança.
Resumo
Por todo trajeto
mantivemos velocidades entre 70
a 80 com picos de 90 km/h , tudo bem que teve
um colega que colou VDO. Dos quatro carros o meu carro era o único com motor
1600, os demais eram 1300 sendo que dois deles eram equipados com dínamo (o
amarelo e o vermelho). Quanto ao abastecimento, quando alguém parava para
abastecer os outros também abasteciam.
No que diz respeito à
rodovia, posso dizer que a privatização da BR 101, entre ES e RJ, já esta trazendo
resultados, principalmente entre Macaé e Itaboraí, onde encontramos muitos
trechos em obras com direito a viaduto e duplicação. Infelizmente aqui no
Brasil é assim: criamos a dificuldade para vendermos a facilidade!
Já o Kinha, este se
comportou muito bem embora tenha encarado esse desafio com uma folga no
cabeçote e também com um ruído possivelmente vindo do comando. Mesmo assim pude
perceber que ainda mostrava muita esperteza foi uma pena não poder exigi-lo
mais. Quanto a estabilidade, dessa vez senti mais confiança nas retas e curvas
com os pneus radiais, nem lembrava aquele Fusca instável, inclusive nas retas,
da época que era equipado com pneus diagonais.
Bom, isso é mais uma
prova de que viagens em Fusca são possíveis. Tudo bem que incidentes podem
acontecer, comigo foi o cabo do velocímetro que quebrou logo no início da
aventura, já outro colega teve uma pane seca. Mas é isso, não deixem de curtir
seus carrinhos, aproveitem os bons momentos e as boas companhias. Lembrem-se:
Carro parado não conta história. Portanto, tenha histórias para contar!
Trajeto
BR 101 → Viana →
Guarapari → Anchieta → Iconha → Rio Novo do Sul → Cachoeiro de Itapemirim →
Itapemirim → Atilio Vivágua → Mimoso do Sul → Campos dos Goytacazes → Conceição
de Macabu → Carapebus → Macaé → Rio das Ostras → Casimiro Abreu → Silva Jardim
→ Rio Bonito → Tanguá → Itaboraí → BR 493 → BR 116 → Magé → Duque de Caxias.
Pedágios:
* Eco 101 - BR 101
(Guarapari - KM 320): R$ 4,20
* Eco 101 - BR 101
(Itapemirim - KM 398): R$ 3,50
* Eco 101 - BR 101
(Mimoso do Sul - KM 452): R$ 1,90
* Autopista
Fluminense - BR 101 (KM 40,5): R$ 3,80
* Autopista
Fluminense - BR 101 (KM 123): R$ 3,80
* Autopista
Fluminense - BR 101 (KM 192,5): R$ 3,80
* Autopista
Fluminense - BR 101 (KM 252,5): R$ 3,80
* CRT -
Concessionária Rio Teresópolis - BR 116 (KM 133,5): R$ 12,20
Total: 74,00 (ida e
volta)
Links:
Matéria FULLPOWER:
http://revistafullpower.uol.com.br/2015/05/rio-de-janeiro-a-ar/
Fotos:
Bacana a aventura. Só agora descobri o blog. Espero fazer parte da próxima empreitada. Grande abraço!
ResponderExcluirGrande Marcelo, se Deus quiser estaremos juntos na próxima...
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Opa.. Já tinha visitado o blog outras vezes, mas vendo este post especifico que me atentei ter visto vocês em viagem passando pela minha cidade no interior do ES.. O fusca amarelo (inconfundível) me fez lembrar dos demais que passaram junto.. Gostaria de estar com o meu junto, mas ele ainda requer alguns cuidados para coloca-lo em percursos mais longos... Parabéns pelo blog e continue postando, parece que você deu uma parada. Valeu..
ResponderExcluirEntão Dominik, realmente o Fusca amarelo é mesmo "inconfundível" e chama atenção por onde passa... rs. Então, se pretende colocar o besouro na estrada, aconselho que faça um check-up antes, principalmente se for encarar uma aventura dessa sozinho. Quanto ao "parece que dei uma parada" realmente vc tem razão, mas estou com novidades, espero que goste. Acesse http://kinhaomeufuskinha.blogspot.com.br/p/cinema-nacional.html
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