sábado, 23 de agosto de 2014

Matéria: Fusca Vs. Porsche 356


Alguém sabe qual a principal semelhança entre o Fusca e o Porsche 356? É simples! A origem de ambos saiu da cabeça de nada mais nada menos que Ferdinand Porsche. O detalhe fica por conta da finalidade que cada um exerceu dali para frente.
 
Em meados de 1933 o Fusca foi criado, a pedido de Hitler, para ser um carro popular acessível a todos os alemães, ou seja, pequeno, econômico e fácil de produzir. Nada mais que isso! Dentre suas especificações ele deveria:
- Carregar dois adultos e três crianças (uma típica família alemã da época);
- Alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h;
- O consumo de combustível não deveria passar de 13 km/litro (devido à escassez de combustível na época).
- Motor deveria ser refrigerado a ar;
- O preço menor que mil marcos imperiais (valor de uma boa motocicleta na época).
 
 
Já com o Porsche a conversa foi outra. Na década 40, a Alemanha havia sido devastada pela 2ª Guerra Mundial. Foi então que Ferry Porsche (filho de Ferdinand) decidiu concretizar o sonho de fabricar automóveis que levasse o nome da família (a Volkswagen pertencia ao governo alemão).
 
Sua ideia original era construir um carro inteiramente novo, porém, as dificuldades do pós guerra o forçaram a compartilhar peças do Fusca (mecânica, transmissão, suspensão com os semi-eixos oscilantes e barras de torção e etc.), mais tarde viria a ser totalmente construído a partir de peças Porsche.
 
O mesmo motor boxer do Fusca, porém, com alguns aprimoramentos.
 
Em 1947, os trabalhos começaram até o surgimento do primeiro protótipo, um modelo "spider" (sem capota de dois lugares) prateado com motor central. Assim nascia o Porsche 356. Um esportivo de carroceria em aço, ou em alumínio, que evoluiu durante anos nos modelos coupé, roadster ou conversível. Seu motor traseiro, refrigerado a ar, partia do 1.1 litros original até o 2.0 litros.
 
Porsche 356 Coupe.

Poucos mostradores, porém, o necessário para um esportivo de época.

Interior lembra muito o do Fusca.


 
Considerado o primeiro carro produzido pela Porsche, o 356 foi fabricado de 1948 até 1965, quando lançaram o modelo 911, de seis cilindros (o mesmo motor de Fusca, porém, com dois cilindros a mais).
 
Bloco do motor Porsche 911 é parecido ao do Fusca, mas note o 3º cilindro.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Então o Porsche 356 é filho do Fusca?

    ResponderExcluir
  3. Não consideraria um filho, mas um projeto muito melhorado do Fusca que visava as pistas.
    Abs

    ResponderExcluir