Alguém sabe qual a principal semelhança entre o Fusca e o Porsche 356? É simples! A origem de ambos saiu da cabeça de nada mais nada menos que Ferdinand Porsche. O detalhe fica por conta da finalidade que cada um exerceu dali para frente.
Em meados de
1933 o Fusca foi criado, a pedido de
Hitler, para ser um carro popular acessível a todos os alemães, ou seja,
pequeno, econômico e fácil de produzir. Nada mais que isso! Dentre suas
especificações ele deveria:
-
Carregar dois adultos e três crianças (uma típica família alemã da época);
-
Alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h ;
-
O consumo de combustível não deveria passar de 13 km/litro (devido à escassez
de combustível na época).
-
Motor deveria ser refrigerado a ar;
-
O preço menor que mil marcos imperiais (valor de uma boa motocicleta na época).
Já
com o Porsche a conversa foi outra. Na década 40, a Alemanha havia sido
devastada pela 2ª Guerra Mundial. Foi então que Ferry Porsche (filho de
Ferdinand) decidiu concretizar o sonho de fabricar automóveis que levasse o
nome da família (a Volkswagen pertencia ao governo alemão).
Sua
ideia original era construir um carro inteiramente novo, porém, as dificuldades
do pós guerra o forçaram a compartilhar peças do Fusca (mecânica, transmissão, suspensão com os semi-eixos oscilantes e barras de torção e etc.), mais tarde
viria a ser totalmente construído a partir de peças Porsche.
Em
1947, os trabalhos começaram até o surgimento do primeiro protótipo, um modelo
"spider" (sem capota de dois lugares) prateado com motor central.
Assim nascia o Porsche 356. Um esportivo de carroceria em aço, ou em alumínio,
que evoluiu durante anos nos modelos coupé, roadster ou conversível. Seu
motor traseiro, refrigerado a ar, partia do 1.1 litros original até
o 2.0 litros .
Porsche 356 Coupe. |
Poucos mostradores, porém, o necessário para um esportivo de época. |
Interior lembra muito o do Fusca. |
Considerado o primeiro carro produzido pela Porsche, o 356 foi fabricado de 1948 até 1965, quando lançaram o modelo 911, de
seis cilindros (o mesmo motor de Fusca, porém, com dois cilindros a mais).
Bloco do motor Porsche 911 é parecido ao do Fusca, mas note o 3º cilindro. |
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEntão o Porsche 356 é filho do Fusca?
ResponderExcluirNão consideraria um filho, mas um projeto muito melhorado do Fusca que visava as pistas.
ResponderExcluirAbs