Bom,
após quase um mês de espera, minha tampa do motor finalmente ficou pronta. Na ocasião da
instalação aproveitei para realizar alguns aprimoramentos que ficaram por
fazer, mas que não necessitavam de nenhuma urgência.
Como
precisaria expor o habitáculo do motor para colocação da tampa, aproveitei para
trocar a surrada carcaça da ventoinha por uma melhorzinha que havia comprado há
alguns meses num ferro-velho. Lembrei que quando fui deixar a tampa para
pintura, notei que havia um pequeno “gotejamento” de gasolina pelo giclê da
marcha lenta. Essa foi a deixa para dar uma revisada no carburador, um Solex
H-30 PICS, além claro, de trocar o giclê.
Motor solto, sem a carcaça e com o carburado removido, note ainda a antiga tampa com "grelhas". |
Essa "torre" é o radiador de óleo. |
Daniel instalando o novo suporte do flexível do cabo da embreagem. |
A antiga carcaça da ventoinha estava bem detonada. |
Essa esta bem mais conservada, além de ter sido pintada. |
Pesquisando
no Fórum Fusca Brasil, encontrei um tópico referente às experiências de alguns
fusqueiros a respeito da configuração para se obter um melhor desempenho, e uma certa
economia, com a troca de giclês num Fusca 1300 com um carburador Solex H-30 PICS. Agora
ficou assim:
Giclês
- Configuração
|
||||
Lenta
|
Giclê Principal
|
Giclê do Ar
|
Tubo Injetor
|
|
Antes
|
55
|
|||
Depois
|
55
|
117,5
|
?
|
45
|
Essa foi a configuração adotada pelos que visam um pouco de desempenho sem prejudicar o consumo. Lembrando que o custo de cada giclê nas autopeças ficam em torno de 3 a 4 reais cada.
Ao
desmontar o carburador para revisão, descobrimos que os cinco parafusos
que o fecham não possuíam as arruelas de pressão. Provavelmente os mecânicos que mexeram nele tiveram muita preguiça para deixá-las no lugar. Diante disso, lá fui eu ao
ferro-velho procurar as tais arruelas em alguns carburadores sucateados, algo fácil de achar.
Arruelas de pressão que seguram os parafusos da tampa do carburador. |
Sem as arruelas os parafusos podem se soltar com a trepidação. |
O giclê nº 55 da marcha leta (da esquerda) esta com a ponta raspada e foi substituído. |
Como
seria melhor “descer o motor” para trocar a capela, verificou-se que a
embreagem em breve deveria ser trocada, algo que sinceramente não esperava, eu
até poderia deixar para fazer sua substituição mais tarde, contudo aquele seria
o momento ideal para fazer isso. Bom, um kit de embreagem para Fusca 1600 (era
a que estava no Kinha) saiu por 275 reais na melhor cotação. Encontrei o mesmo
por 320 a 400 reais em algumas lojas do ramo.
Embreagem antiga. |
Kit de embreagem zerado para motor 1600. |
Carcaça (veja a ventoinha dentro) e embreagem no lugar. |
Daniel fazendo os últimos ajustes. Note a nova tampa do motor. |
Carburador limpo e revisado. |
Note a espessura desse cabo do acelerador... quero ver esse arrebentar... rs |
Aproveitando o embalo, pedi ao Daniel que desse uma olhada no câmbio, pois ele estava molengo demais, na posição de ponto morto, além da 1ª marcha engatar com certa dificuldade. Pois bem, foi descoberto que o "varão do câmbio" ou "cachimbo", além de desgastado, ainda estava tordo próximo onde é encaixado ao acoplador, também chamado de trambulador (embaixo do banco traseiro). Assim sendo, a solução foi a compra de um varão novo.
Varão do câmbio ou cachimbo. |
Desgaste em forma de "meia lua" na ponta do cachimbo. |
Para deixar a caranga no jeito, eu troquei (por precaução), os seguintes componentes:
-
junta de vedação da bóia do tanque de combustível, pois havia um pequeno
vazamento de gasolina pela vedação sempre que enchia o tanque;
-
rotor do distribuidor (por ser barato);
-
bobina Bosch KW-12V (vermelha) pelo fato da outra estar bem surrada;
-
correia do alternador (por ser barata);
-
velas Bosch pelas NGK, por não saber o estado das atuais;
-
suporte do flexível do cabo de embreagem por descobrir que o atual estava
trincado;
-
mangueirinha “lonada” do avanço a vácuo, pois a atual estava ressecada;
-
mangueira maior para escoamento da água do coletor dianteiro, pois no lugar
dela havia um pedaço de mangueira que de tão curta, fazia a água da
chuva e das lavagens caírem dentro do carro.
Rotor do distribuidor substituído. |
As antigas velas Bosch foram trocadas pelas da marca NGK. |
Tampa antiga. |
A borracha velha era fixada na carroceria. |
Tampa nova que equipou os Fuscas 1300 até 1983. |
Agora a borracha foi fixada na tampa como no Fusca Itamar. |
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